segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Em Cerquilho havia uma linda magnólia




“Ó sino da minha aldeia,
Dolente na tarde calma.
Cada tua badalada,
Soa dentro de minha alma.

A cada pancada tua,
Vibrante no céu aberto,
Sinto mais longe o passado,
Sinto a saudade mais perto.”

Ah, os poetas! Fernando Pessoa, com esses versos faz soar em mim as badaladas do sino da minha infância e da minha pequenina cidade, quase uma aldeia, cujas tardes, dolentes e calmas contavam o tempo como quem conta as horas do sem-fim.
Cerquilho, minha terra, hei de cantá-la muitas vezes para mais “longe sentir o passado e mais perto viver a saudade”.
Quem, dos seus moradores, nos anos mil novecentos e cinquenta e sessenta não se lembra de que havia na Rua Dr. Soares Hungria, em frente à casa do Sr. João Módena, uma linda magnólia? Ela está ali, em nossa memória e foi plantada por algum poeta da natureza, às margens da Estrada de Ferro Sorocabana muito antes de nascermos.
Suas flores brancas e enormes, espalhavam seu aroma pelas ruas da cidade em tardes de ventania. E como ventava naquelas poucas ruas do nosso mundo encantado. O crepúsculo tornava-se etéreo quando o sol iluminava a paisagem ao se por detrás da grande árvore que arremessava pétalas no ar.
Imaginávamos, nós crianças brincantes dos arredores, que o trem ao passar, levava o frescor do perfume de magnólias para longe, às cidades da Alta Sorocabana. Corríamos atrás do vento para segurar com as mãos, flores que poderiam estatelar-se no chão. Caíam pesadas e, algumas pétalas, ao menos, conseguíamos segurar.
Era extasiante ver uma flor salvar-se no gramado às margens da ferrovia, entre folhas e ervas. Que alegria enfiar-nos debaixo das ramagens para encontrar a flor inteira; podíamos apreciá-la em sua total perfeição, segurá-la nas mãos, como um presente da velha árvore. Era impossível colher magnólias que, por encanto ou astúcia da natureza ficavam bem no alto, inatingíveis.
Pétalas macias e aveludadas, suave perfume, essas sensações me vêm soprar o vento da memória.
Quem tivesse a sorte de ficar com a flor, fazia a oferta: ou à Mãe do Céu, ou à mãe da Terra; por elas corríamos ao vento, atrás de magnólias!
Se fosse para a Mãe do Céu, a igreja exalava o suave aroma da flor e, em forma de graças, Maria saía do altar com o Menino Jesus nos braços e ia para as ruas proteger aquelas crianças que alegres saltavam entre os vagões dos trens, corriam nos trilhos e brincavam de roda no pátio da estação.
À noite, mulheres punham cadeiras nas calçadas e passavam horas a conversar enquanto as crianças atentas contavam estrelas no firmamento e as flores da magnólia que ainda restavam da florada .
São incontáveis as magnólias que a saudade traz para perto de mim e, mesmo que tão longe sinta o passado, por ter vivido intensamente aqueles momentos, respiro e sinto ainda o perfume se espalhar pela alma,
a viajar com ele em tantas outras estações por onde passaram os trens da minha infância.

- Texto com algumas alterações, publicado no Jornal Destaque News de Tietê em novembro de 1999 e no livro - Beijos na Sacada, 2001

- Foto - Cerquilho Antiga - Gentilmente cedida por Luiz Antonio Souto - arquivo da TV Nova Regional

4 comentários:

  1. Regina, amiga tão querida, gosto de tudo o que escreve, mas este texto das magnólias me deixou encantada... Li nem sei quantas vezes... É de uma beleza mágica... Suas palavras assumem a leveza e a pureza daquele tempo como se tivessem sido escritas lá mesmo, em meio às flores da magnólia. Transportam... E é tão bom voltar "lá", recobrar o espírito da infância, ainda que por alguns intantes. Muito obrigada, querida, pela oportunidade. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá minha querida,esta magnólia foi muito marcante,pois muitas vezes quase ao pé dela amávamos ao seu perfume.
    Beijos Eloir

    ResponderExcluir
  3. Olá minha querida, esta magnólia foi muito marcante, pois quase ao seu pé amávamos sentindo seu perfume.
    Beijos-Eloir

    ResponderExcluir
  4. Regina, minha linda e querida prima, adoro está poesia da Magnólia,fico encantanda com tanta leveza ... mostra sua alma tão doce ... Faz a gente voltar na infância, nos bons tempos, é tão bom recordar.No tempo que tinha tanta pureza,nos transportam por alguns instantes, quando eu marava em São Bernardo e vinha passar as férias em Cerquilho... Eu lembro muito bem daqueles tempos. Muito obrigada, querida prima,
    por esses instantes tão belos, Beijos - Rosa Maria.

    ResponderExcluir